FRENAGEM: O que precisa saber!

Quer você seja um novato no mountain bike ou que já pratique ciclismo por muitos anos, é importante que você tenha uma compreensão básica do que seus freios fazem, por que eles são importantes e exatamente como usá-los. Ter uma base de frenagem sólida permitirá que você desenvolva uma técnica de frenagem mais avançada e um terreno mais avançado!

Freios

Você tem duas alavancas de freio em sua bicicleta. Uma configuração padrão tem o freio dianteiro à esquerda e o freio traseiro do lado direito.

Alavanca Esquerda ➡️ Freio Dianteiro

Alavanca Direita ➡️ Freio Traseiro

Seu freio dianteiro e traseiro são indiscutivelmente e igualmente importantes e ambos têm uma finalidade ligeiramente diferente. Vamos mergulhar no assunto…

Freio Dianteiro

O freio dianteiro tem seu poder de parada. Por que é isso? A frente da bicicleta diminui quando você aciona o freio e por causa disso há mais peso na frente da bicicleta, portanto mais tração no pneu dianteiro. Isso significa que o pneu dianteiro tem menos probabilidade de derrapar. Também significa que você deve frear com boa técnica e posição corporal para evitar ser jogado para frente (ou sobre o guidão). Mais sobre a posição do corpo veremos já já!

Freio Traseiro

O freio traseiro ajuda você a controlar sua velocidade, mas dependendo do terreno, pode não ser necessariamente tão bom em fazê-lo parar completamente. Você deve ter notado que o pneu traseiro tem maior probabilidade de derrapar.

 

Teste

Pode ser útil ver por si mesmo como funcionam esses freios. Experimente o seguinte exercício:

  1. Pegue sua bicicleta pelo guidão e fique de lado, voltada para a frente.
  2. Com as mãos no guidão, aplique pressão apenas no freio traseiro e empurre a bicicleta para a frente. Você deve notar que ela está se arrastando atrás de você, mas a bicicleta ainda se move para frente. Esta é uma boa indicação de que o freio traseiro pode não ser o melhor para fazê-lo parar completamente!
  3. Em seguida, tente aplicar pressão apenas no freio dianteiro e empurre a bicicleta para frente. Você deve notar como a bicicleta não se move para a frente e sua roda traseira pode até levantar. Bam – aquele freio dianteiro tem um poder de frenagem consideravelmente maior!
  4. Agora, coloque um pé no pedal e empurre os calcanhares para baixo para pesar o pedal, ao mesmo tempo que aplica pressão no freio dianteiro. Ah ha! Você deve notar que a roda traseira permanece abaixada e sua bicicleta não se move

Configuração do freio

Para usar os freios com eficácia, é importante que eles estejam configurados corretamente. Você deve frear com o dedo indicador e apenas o indicador.

Você deve ajustar o posicionamento das alavancas de freio de forma que seu dedo indicador se alinhe naturalmente com a curva da alavanca de freio. Isso dará a você um melhor controle da bicicleta, uma melhor percepção do que os freios e pneus estão fazendo e maior confiança na condução. Ao verificar o alinhamento do dedo indicador / alavanca do freio, certifique-se de que suas mãos estejam completamente nas luvas – se o lado de sua mão estiver pendurado para fora das luvas, você estará pressionando seu nervo Ulnar. Essa pressão pode causar dormência nas mãos e no braço, fadiga, desconforto e diminuição do controle da bicicleta.

Por quê

Você usa os freios para controlar a velocidade durante a condução e para parar completamente. Às vezes, você terá a pista para reduzir sua velocidade gradualmente e, outras vezes, poderá precisar parar com rapidez e segurança (exemplo em uma serra muito íngreme).

Como

Agora que entendemos o que cada freio faz e por que eles são importantes, é hora de mergulhar no COMO da frenagem. Aqui estão os principais componentes:

  • Frenagem com um dedo: A maneira correta de frear é usar apenas um dedo, o indicador.
  • Facilite o aperto: Você nunca deve agarrar a alavanca do freio e puxá-la imediatamente de volta ao aperto. Em vez disso, você deve apertar a alavanca gradualmente ou “aliviar o aperto”, como gosto de dizer. Pense em usar seus freios como espremer pasta de dente. Ao aplicar pasta de dente em sua escova você não aperta o mais forte possível, certo? Espero que não! Você aperta suavemente o frasco até que a quantidade perfeita de pasta de dente seja aplicada e em seguida solta.
  • Use os dois freios . De modo geral, você deve usar os dois freios ao desacelerar ou parar.

Posição corporal

É extremamente importante ter sempre uma posição corporal adequada na bicicleta, especialmente quando estiver travando. Os principais componentes para uma boa posição corporal são:

  • Corpo baixo: (dobre os joelhos!). Abaixar o centro de gravidade dessa forma dá a você mais estabilidade e direciona o seu peso para baixo de forma mais uniforme para maior tração.
  • Peso nos pés e mãos leves no guidão: Quanto mais peso você consegue direcionar para os pedais, mais leve você fica no guidão.
  • Relaxe os braços (não trave os cotovelos!)
  • Quanto:  Quanto e / ou a rapidez com que você deseja desacelerar ou parar determinará a rapidez com que você aplica os princípios acima.

Precisa parar ou reduzir sua velocidade rapidamente? Você vai querer aplicar o freio dianteiro e o freio traseiro ao mesmo tempo, no mesmo tempo em que desloca o peso para baixo e para trás e solta os calcanhares para aumentar o peso dos pedais, em um rápido movimento. Isso o ajudará a evitar tombos para a frente!

Quer apenas controlar sua velocidade ou diminuir um pouco? Você ainda vai querer ter os calcanhares baixos, joelhos dobrados e peso nos pés. Assim você fica solto e ajusta a posição do corpo enquanto aplica os freios para se manter equilibrado e centralizado sobre a bicicleta.

Todos juntos agora

A frenagem não é tão simples quanto um botão ON/OFF. Existe uma arte e uma ciência em usar os freios de forma eficaz e acredite ou não, uma frenagem “boa” pode torná-lo um piloto mais rápido. Sim, isso mesmo, mais suave é mais rápido. Portanto, comece praticando os princípios básicos detalhados acima e você estará no caminho certo para lidar com técnicas de frenagem mais avançadas e terrenos mais avançados com confiança.

 

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