O 2º Desafio de Força Tática Pantanal

Será realizada no domingo, dia 10 de maio de 2020, no município de Cáceres,

O 2º Desafio de Força Tática Pantanal vem dar continuidade a uma corrida que já é tradição do Pelotão de Força Tática Pantanal, homens forjados no fogo, homens que possuem a chama da honra que queima mais forte que qualquer outro fogo moral do homem, homens que diuturnamente marcham em direção a morte, sorrindo e cantando canções de guerra, e despertam a cidade afirmando a felicidade em servir e proteger o cidadão de bem.

O patrulhamento tático surgiu com a necessidade de se combater o crime organizado no final da década de 60 e início de 70, sendo modalidade de policiamento ostensivo utilizado no combate às guerrilhas urbanas e rurais, as quais tinham como principal objetivo o sequestro de embaixadores e políticos a fim de servirem como moeda de troca com o governo para que pudessem libertar guerrilheiros presos, bem como era corriqueira a prática de roubos a instituições bancárias para financiar as ações criminosas das organizações citadas.

Dessa forma, o patrulhamento tático foi criado como uma maneira de suplementar e apoiar o policiamento ostensivo geral, sendo caracterizado como ação de caráter mais enérgico e especializado, executado por efetivo com treinamento específico para atuar em situações que, por sua natureza, vulto ou grau de risco, o policiamento comunitário não for suficiente. Assim, constitui-se na reserva móvel empregada pelo Comandante do Comando Regional.

O Pelotão de Força Tática Pantanal, responsável pelo patrulhamento tático de toda a circunscrição do 6º CR, que hoje abrange os municípios de Cáceres, Mirassol D’Oeste, São Jose dos Quatro Marcos, Araputanga, Curvelândia, Lambari D’Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Indiavaí, Glória D’Oeste e Porto Esperidião, foi criado em 10 de maio de 2008. Durante a sua criação era composto por 15 (quinze) homens, inicialmente, e desde sua criação vem sendo responsável por parte considerável das apreensões de entorpecentes, armas, veículos e pessoas com mandado de prisão preventiva em Cáceres e região.

Ademais, o Pelotão participa de ações de combate (preventivas e repressivas) a roubos a instituições bancárias, a roubos de fazendas e a estabelecimentos comerciais, além de buscas e capturas de infratores da lei que atentam contra a vida de cidadãos e de policiais. Por conseguinte, constitui uma das missões do Pelotão de Força Tática Pantanal a realização de Policiamento de Choque – Controle de Distúrbios Civis e Reintegrações de Posse.

Além dessas ações, o Pelotão de Força Tática Pantanal, tem como principal responsabilidade o apoio ao patrulhamento ordinário, modalidade de policiamento fundamental para combate ao crime, apoio este que o pelotão de FT sempre buscou excelência para cumprir a nobre missão de segurança a fim de apoiar nossos irmãos, policiais militares, que trabalham arduamente no duro mister de SERVIR E PROTEGER a sociedade em nossa região.

Atualmente o Pelotão de Força Tática Pantanal é composto por 29 PPMM (policiais militares) e busca por meio do aprimoramento, treinamento, capacitação e principalmente da integração com os outros órgão de segurança pública auxiliar e colaborar com o cumprimento da missão da Policia Militar do Estado de Mato Grosso, a qual sempre está à disposição da sociedade mato-grossense, buscando garantir o cumprimento dos direitos fundamentais de seus cidadãos e também, a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *